Maquiagem - Pra que serve tanto pincel?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Quem começa nesse mundo da maquiagem logo percebe que as coisas não se resumem só ao pincel de "esponjinha" que vem na sombra, a esponja do pó e o pincel do blush. Existem "infinitos" modelos de pincéis com as mais variadas finalidades. Mas pra que serve tanto pincel?

Como prometido, vou tentar explicar mais ou menos como eu aprendi, e vou usar as ilustrações do site da Sigma, que foi onde eu encontrei o kit mais completo (que as outras marcas também tem).

Pinceis de olho:

São os do cabo mais fininho e com as cerdas menores e mais curtas.


E10 - Geralmente de cerdas sintéticas (mais firmes), ideal para delineados finos e desenhos precisos. Muito utilizado para maquiagens artísticas.





E15 - Cerdas curtas, de formato reto, e bem fininho. Muito bom para delinear com sombra, e até passar corretivo ou primer na pálpebra.






E70 - De cerdas naturais, bem macio, este pincel angular é ideal para passar a sombra no canto interno e para iluminar logo abaixo da sobrancelha



E05 - Cedas sintéticas, usado para delineados um pouco mais grossos e usar a sombra de forma mais precisa.

.


E55 - Bem macio, de cerdas naturais e bem curtinhas, ótimo para usar a sombra na pálpebra inteira. 



E30 - Cerdas naturais e bem macio, esse pincel afunilado, e é usado para marcar o côncavo de quem tem olhos pequenos, e iluminar o canto interno do olho.



 E65 - É o famoso "chanfrado", só que menor do que o habitual. Perfeito para fazer a maquiagem das sobrancelhas. Também usado para "puxar o gatinho" em olhos pequenos e delineados.





E45 - Macio, de cerdas naturais, é usado para esfumar as sombras de olhos pequenos e grandes.







E25 - De cerdas naturais e macias, também é usado para aplicação de sombras no olho.



 E20 - Por ser mais curtinho do que o E55, sua aplicação é mais precisa, apesar dele ser bem macio. Avaliado por muitas blogueiras como melhor do que o E55, com as mesmas funções.




E60 - Macio de cerdas naturais. Usado para aplicação de sombra e primer na pálpebra.






E40 - O pincel do esfumado perfeito. Como ele é um pouco grande e espalhado, fica mais bonito nos olhos maiores. Para olhos pequenos o E35 faz um trabalho semelhante.




E50 - É maior do que os outros, e geralmente usado para preparar a pele dos olhos e abaixo dos olhos passando corretivos e base.






E35 - Também usado para esfumar as sombras. É um pouco mais fino que o E40.





F70 - É o pincel mais indicado para passar corretivo abaixo dos olhos (esconder as olheiras).




F75 - De cerdas sintéticas, é maior que o F70, com cerdas mais firmes. Também indicado para preparar a pele com bases e corretivos líquidos.




Pinceis para o rosto:





São os do cabo mais grossinho, e tem as versões grandes e menores do "mesmo pincel", com funções diferentes.



F60 - É usado para preparar a pele aplicando corretivo e base líquidos. (Mesma função do F75)







F40 - Pincel angular pode ser usado para passar blush, mas é mais indicado para iluminadores.




F65 - Ideal para passar primer, bases e corretivos líquidos em áreas grandes.






F55 - Por ser "pequeno", é mais indicado para aplicação de pó em contornos, mas dependendo da necessidade também pode ser usado para base líquida ou creme.




F05 - Aplicação de pó bronzeador em contornos.








P80 - É o pincel para rosto pequeno da linha de "precisão". Virou queridinho das blogueiras afiliadas da Sigma, por ser perfeito para preparar a pele de áreas pequenas (Esconder espinhas e imperfeições).










P82 -Pincel de precisão "pequeno", arredondado, usado para esconder imperfeições de áreas pequenas como os contornos do nariz, boca e queixo.














P84 - Pincel de precisão "pequeno", angular. Também usado para preparar a pele em áreas pequenas. Tudo depende da preferencia de cada um para escolher seu pincel preferido para o tipo de rosto.








P86 - Pincel de precisão "pequeno", pontudo. Usado em maquiagens profissionais para contornar áreas precisas do rosto.






F35 - Apesar de parecido com o P86, na minha opinião, esse pincel é mais indicado para aplicações de produtos em pó de áreas que são mais difíceis de serem atingidas, como os olhos, e contornos do nariz e boca.





F10 - Pincel para pó ou blush compactos. Macio.







F30 - Mais denso e maior que o F10, ideal para aplicação de pó compacto no rosto todo. Existe uma versão "anã" deste pincel, mais conhecido como "Kabuki".








F50 - Pincel abaulado para aplicação de Blush.  Indicado para aplicação de produtos minerais.







F80 - A versão maior do P80. É um pincel de precisão para áreas grandes. Promete a plicação de maquiagem de forma impecável. Sua anatomia aplica base e corretivos no rosto todo.










F82 - Aplicação de produtos líquidos ou em pó em áreas grandes e curvas do rosto por ser mais "abaulado". Promete uma cobertura impecável.















F84 - Da mesma linha de precisão, o pincel angulado é prefeito para aplicação de blush e iluminadores em pó, líquido ou creme em áreas grandes do rosto.









F86 - O pincel "pontudinho" chega mais facilmente em áreas do rosto de difícil acesso. Também usado na preparação da pele.






Outros pinceis para o rosto e corpo:








Os pinceis desta ultima imagem não tem nenhuma função diferente dos pinceis citados acima, mas são indicados para maquiagem do pescoço e decote, e até do corpo em geral. Esse pincel que parece um leque geralmente é usado para limpar fragmentos de pó que podem cair no rosto durante a aplicação, aplicar pó, base... Vai do gosto e bolso de cada um escolher os melhores pinceis.

Notem que muitos prometem coisas que podem ser alcançadas usando outros. Para aplicação de sombra é importante ter mais de um (um pincel para cada tom de sombra que você usa na mesma maquiagem), por isso os kits são válidos, já para o rosto, na minha opinião, você deve comprar kits pequenos com um pincel escolhido para cada função.

Como já havia dito, eu usei como base para o post, os pincéis da Sigma, mas outras marcas como MAC, NYX... também tem alguns deles. Se eu esqueci algum me perdoem é que são muitos com funções parecidas, mas é basicamente isso aí, espero que tenha servido para a escolha.



Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Mari,
    Obrigada por ter visitado e participado lá no mundo! ;D
    Adorei suas dicas lá também, enfim..
    Gostei do post, achei super útil, mas acho que você poderia pegar também os pincéis mais "clássicos" que vem em kits de 12 e 18 pra mostrar pra gente!
    Beijos minha flor
    :***

    http://mundondevivo.com

    ResponderExcluir
  2. Ja to seguindo me segue obrigada
    http://blogdajoanamv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post ! nem sábia que existe tanto pinceis, estou aprendendo mto sobre make com você. Como sou muito leiga nesses assuntos, a um tempo atrás eu comprei uma base líquida, só que tanto eu quanto a vendedora nos enganamos no quesito cor, e hoje nem dá para usar porque é bem mais escura do que minha pele :( ! amo seu post fofa me avise sempre que postar coisas novas :)
    Vivý
    blog Vivý Phany

    ResponderExcluir

Muito Obrigada por compartilhar sua opinião comigo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...